Atividades de Extensão

PROJETOS DE EXTENSÃO COM IMPACTO SOCIAL
 
Profa. Alessandra Estrela Lima
 
   Serviço de Oncologia Mamária no Hospital de Medicina Veterinária Renato de Medeiros Neto da Universidade Federal da Bahia (HOSPMEV-UFBA). Oferece um serviço de diagnóstico, tratamento e prevenção das neoplasias mamárias de cadelas e gatas durante todo o ano. Engloba, sobretudo, à população local urbana e rural (município de Salvador), regional e interestadual de baixa renda, bem como os criadores e tutores de animais de companhia, aos médicos veterinários autônomos e pós-graduandos.
   Além do atendimento diário no Setor de Oncologia Mamária, ressalta-se a realização da “Campanha Outubro Rosa Pet” Projeto de extensão cadastrado no SIATEX/UFBA (n°9252). Este evento sócio-cultural-educativo é destinado à prevenção, detecção precoce e tratamento de neoplasias mamárias em animais de companhia, com participação de estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduandos, residentes, profissionais liberais, técnicos veterinários do HOSPMEV/UFBA, docentes e comunidade. Este evento de abrangência nacional, que acontece anualmente durante todo o mês de outubro, teve sua primeira edição em 2014 e conta com a participação de Instituições públicas e privadas relacionadas à Medicina Veterinária e bem-estar animal. A cidade de Salvador integra este circuito e tem como sede o Hospital Veterinário da UFBA, sob coordenação da prof. Dra. Alessandra Estrela Lima (docente permanente do Programa) com a preciosa colaboração dos professores João Moreira, Arianne Pontes Oriá, Melissa Hansen, Tiago Peixoto, Stella Maria Barrouin, além de outros docentes do PPGCAT.
   A campanha promove o atendimento clínico gratuito de cadelas e gatas com tumores de mama destinados a toda comunidade soteropolitana, em especial, à população de menor poder aquisitivo, com o exercício da conscientização dos seus proprietários quanto aos fatores de risco e necessidade de prevenção. Durante os eventos em 2018 e 2019, foram realizados, em cada evento, mais 200 atendimentos clínicos referentes à neoplasia mamária. Do mesmo modo, possibilitou a divulgação de resultados atuais das pesquisas em Oncologia mamária realizadas no HOSPMEV-UFBA, além de promover a interação da pós-graduação principalmente dos componentes das linhas de pesquisa de “Patologia, Clínica e Cirurgia” e “Doenças Infecciosas e Parasitárias”, com grande visibilidade e aprendizado discente.
 
Prof. Antonio de Lisboa Ribeiro Filho
 
   Atendimento Clínico Reprodutivo e Obstétrico de Grandes Animais- Este projeto de extensão visa o atendimento clínico reprodutivo e obstétrico de animais de médio e grande porte no setor de Grandes Animais do Hospital de Medicina Veterinária da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA.
 
Profa. Arianne Pontes Oriá
 
Serviço de clínica médica de pequenos animais no hospital Prof. Renato de Medeiros Neto/ UFBA, visa estabelecer um sistema operacional e especializado de atendimento no setor de clínica de pequenos animais. Desta forma, melhorar o diagnóstico e o tratamento das diversas afecções clínicas de animais provenientes da comunidade da cidade de Salvador e região Metropolitana. 
 
   Serviço de oftalmologia veterinária no hospital Prof. Renato de Medeiros Neto/ UFBA, visa criar um serviço especializado no atendimento clínico-cirúrgico em oftalmologia para cães e gatos provenientes da comunidade da cidade de Salvador e região Metropolitana bem como animais portadores de oftalmopatias encaminhados por colegas veterinários de clínicas e hospitais veterinários do Estado. 
 
Prof. Carlos Roberto Franke
 
   Produção de documentários científicos na área de Saúde Única- Foi implantado em 2017 o Laboratório de Cinema e Saúde Única na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, objetivando a produção de peças audiovisuais para difusão do conhecimento nas áreas de saúde, ambiente e produção animal. Serão também produzidos filmes documentários para comunicação em saúde. As produções serão de acesso gratuito via internet e os conteúdos elaborados em linguagem adequada à ampla compreensão em todos os níveis de escolaridade.
 
Prof. Joselito Nunes Costa
 
   Projeto de Extensão intitulado “Atendimento Clínico de Grandes Animais da UFRB e cidades do Recôncavo da Bahia” (PROEXT: 11202/2015/UFRB) - Promove a assistência à comunidade da região criadora de bovinos, caprinos, ovinos e equídeos. Estes animais, quando adoecem, necessitam de um diagnóstico preciso, para que possa ser instituído um tratamento adequado, bem como medidas preventivas em seus rebanhos de origem, sobretudo orientações de manejo, vacinações e profilaxia anti-parasitária. Em parceria com o Hospital Universitário de Medicina Veterinária da UFRB permite prestar este serviço aos criadores do Recôncavo, em aproximadamente 36 municípios. Além disso, promove palestras para a conscientização dos criadores da região
 
Prof. Luís Fernando Batista Pinto
 
   Desenvolvimento de projeto que visa realizar avaliações genéticas continuadas do rebanho ovino da raça Dorper da fazenda Santa Teresinha, localizada no município de São João da Ponte, Minas Gerais. O rebanho é composto de aproximadamente 4000 matrizes Dorper, as quais são criadas em sistema intensivo de produção desde 2007. Atualmente, o local conta com produção de cordeiros para o abate, bem como comercializa genética Dorper de alto valor. Através deste projeto temos gerado dados que são utilizados em pesquisa e o criador recebe em contrapartida as avaliações genéticas dos seus animais para fins de seleção.
 
Profa. Maria Consuelo Caribe Ayres
 
   Transferência de Tecnologias para Boas Práticas na Produção de Leite para pequenos produtores- Visa valorizar o produto do pequeno produtor agregando valor à qualidade do leite, buscando sua representatividade no mercado consumidor a fim de aumentar o lucro do proprietário através de potencialidades acadêmicas. Para atingir tais objetivos uma equipe acadêmica da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia - UFBA, formada por professores, alunos de graduação, pós-graduação de técnicos de nível superior e a ACCOBA, pretende realizar um levantamento dos principais problemas de impactos para a produção de leite nas propriedades de Pequenos Produtores , que criam bovinos, caprino e também ovinos, em municípios da microrregião de Feira de Santana, para implantar tecnologias com base nas boas práticas de manejo na produção de leite, minimizando os índices de morbidade e mortalidade entre as matrizes e neonatos.
 
Profa. Marion Pereira da Costa
 
   Possui um projeto de extensão no Laboratório de Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA em atividade desde o ano de 2017, intitulado “Análises de rotina no Laboratório de Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados (LaITLácteos)” aplicadas ao controle de qualidade do leite e derivados lácteos. Atualmente, o laboratório LaITLácteos presta serviço realizando análises físico-químicas e microbiológicas de leite e derivados lácteos enviados por industrias lácteas cadastradas (público alvo), emitindo laudos aceitos pelo órgão fiscalizador (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia). O objetivo do projeto é prestar serviço a indústria láctea por meio de análises físico-químicas e microbiológicas de leite e derivados do Estado da Bahia.
 
Profa. Melissa Hanzen Pinna
 
   Serviço de diagnóstico de doenças infecciosas com ênfase em bacterioses.  Objetiva prestar serviço especializado de diagnóstico de doenças infecciosas com ênfase em bacterioses através de utilização de técnicas microbiológicas de isolamento, identificação, teste de susceptibilidade a antimicrobianos e provas sorológicas. Adicionalmente, propõe-se auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e a orientação dos profissionais solicitantes acerca da conduta preventiva mais recomendada para as diversas situações encontradas.
 
Prof. Pedro Miguel Ocampos Pedroso
 
   Aspectos econômicos do cultivo e da invasão de Prosopis juliflora (sw.) DC. (Fabaceae) em propriedades rurais da Bahia- Visa acrescentar conhecimento e promover educação ambiental, destacando o potencial produtivo da espécie (Prosopis juliflora) visando correta exploração como fonte de renda, além da utilização na alimentação animal.
 
Prof. Tiago da Cunha Peixoto
 
   Serviço de diagnóstico anátomo-histopatológico do Laboratório de Patologia Veterinária do Hospital de Medicina Veterinária Renato de Medeiros Neto da Universidade Federal da Bahia (HOSPMEV-UFBA) - Oferece um serviço de diagnóstico macroscópico e microscópico rápido e de qualidade para enfermidades de diversas espécies de animais domésticos, o que consequentemente permite, em certos casos, a adoção de medidas de controle/prevenção dessas doenças nas comunidades. Engloba, sobretudo, a população local urbana e rural (município de Salvador), regional e interestadual de baixa renda, bem como os criadores e donos de animais de companhia, médicos veterinários autônomos, da vigilância sanitária municipal e estadual, dos centros de triagem de animais selvagens, animais aquáticos e zoológicos, principalmente, do Estado da Bahia.
 
Profa. Vivian Fernanda Barbosa
 
   Estabelecimento de protocolo anestésicos eficazes a campanhas de castração/esterilização em cães e gatos- Visa a avaliação de protocolos anestésicos com boa relação custo-benefício em animais submetidos à esterilização cirúrgica, atendidos no Hospital de Medicina Veterinária "Renato de Medeiros Netto" da Universidade Federal da Bahia.
 
Profa. Stella Maria Barrouin Melo
 
   Ambulatório de Leishmanioses Zoonóticas (ALZ) e o Diagnóstico Laboratorial de Infecção por Leishmania sp. e infecções concomitantes, ambos oferecidos via Hospital-Escola de Medicina Veterinária da UFBA (HOSPMEV-UFBA). O ambulatório (AZL), além de prestar serviços de atendimento clínico especializado à população, que traz seus animais de estimação para diagnóstico e tratamento de leishmanioses, provê a essas pessoas as informações sobre a doença e sua prevenção; o diagnóstico laboratorial oferecido, a título de extensão universitária, contribui para a captação de recursos pelo HOSPMEV-UFBA, pelo pagamento do laudo. Ambos os projetos de extensão oferecidos pela equipe do LIVE contribuem com captação de recursos para o HOSPMEV-UFBA por atrair clientela de toda a região metropolitana de Salvador e até de cidades mais distantes, em que as leishmanioses são endêmicas. Além dos diagnósticos específicos todos esses animais atendidos pelo ALZ e o LIVE passam por diagnósticos de patologia clínica, imagens e sinais, patologia e alguns são encaminhados a outros setores como o de cirurgia, gerando indiretamente mais captação de recursos para o HOSPMEV-UFBA.
 
Prof. Luís Fernando Pita Gondim
 
   Coordena o Laboratório de Protozoários Coccídeos (LPC) no Hospital de Medicina Veterinária da UFBA (HOSPMEV-UFBA), o qual realiza atividades de pesquisa, extensão e ensino.  Dentro do serviço de extensão, são oferecidos, de forma contínua, testes sorológicos para a detecção de anticorpos anti-Toxoplasma gondii e anti-Neospora caninum, em animais de produção e companhia, incluindo bovinos, caprinos, ovinos, caninos e felinos. No ano de 2019, foi incluído, como exame de rotina, a sorologia para anticorpos anti-Sarcocystis neurona em equinos, o que tem atraído uma clientela bastante diversa de diferentes estados do país. O serviço tem atendido à comunidade baiana, assim como todo o território nacional. As análises são realizadas, em sua maioria, por pós-graduandos do PPGCAT e beneficiam de forma substancial a população atendida. Os preços dos testes são acessíveis, uma vez que o laboratório produz todos os antígenos empregados nas análises sorológicas. 

 

Português, Brasil